Involt – Energia Solar

Audiencia Publica Aneel 001/2019

  • Blog

A Audiência Pública 001/2019, sobre a compensação para micro e minigeração distribuída de energia elétrica, teve prazo para contribuições prorrogado até 09/05:

A Resolução Nº 482/2012, que regula o tema, permite que o consumidor brasileiro gere sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis podendo fornecer o excedente para a rede de distribuição local.

A proposta que está em audiência tem como suposto objetivo analisar alternativas para o sistema de compensação de energia elétrica, alegando que a o atual modelo não permite o crescimento saudável da geração distribuída no Brasil. Ou seja ao invés de incentivar eles querem desacelerar o crescimento da geração renovável impondo barreiras e tarifas.

Pelas regras atuais, a energia excedente gerada em uma unidade consumidora com micro ou minigeração pode ser injetada na rede da distribuidora e depois utilizada para abater integralmente o mesmo montante de energia consumida.

A Aneel alega que a manutenção das regras atuais indefinidamente pode levar a custos elevados para os demais usuários da rede, que não instalaram geração própria. Porem estudos e exemplos em diversos lugares do mundo demonstram o contrario.

O Brasil novamente está indo na contra mão do desenvolvimento.

Porém o consumidor que já instalou ou vai instalar um sistema fotovoltaico em breve não precisa se preocupar, a Aneel já se pronunciou sobre direito adquirido, ou seja, o cliente que instalar um sistema em 2019 não será prejudicado no futuro.

Enquanto isso nós, engenheiros, devemos enviar nossas contribuições a audiência publica e esperar que o apelo técnico predomine ao lobby das concessionarias de energia.

O email disponibilizado para as sugestões pela Aneel: ap001_2019@aneel.gov.br

Por:
Yan Vieira Dalmina
Diretor Executivo InVolt Energia Solar

Scroll Up